terça-feira, 20 de janeiro de 2015

projeto FIOS - ADPM

O projeto FIOS, Fibras Naturais, Inovação e Sustentabilidade, visa aliar as potencialidades que os recursos locais da região podem oferecer, à investigação e ao saber, sendo estes fatores decisivos para o desenvolvimento da Fileira das Fibras Naturais.


Pretendem-se constituir fortes laços de cooperação entre atores públicos e privados e concretizar uma iniciativa inovadora que se espera com elevado efeito demonstrativo ao nível regional, nacional e internacional, através de ações específicas de promoção, capacitação, informação e apoio ao desenvolvimento.
O Projeto FIOS resulta de um trabalho preliminar de parceria que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, mas que encontra agora um contexto de maturidade institucional que permitirá a sua consolidação, com a criação de um grupo de trabalho coeso, comprometido com a execução de uma visão comum. Neste grupo de trabalho estão envolvidos parceiros estratégicos públicos e privados (INIAV.IP, DRAPAlentejo , CMSerpa, CM Moura, NERBE, INOVISA, ADRAL).
Para além destes, também se pretende potenciar as parcerias com o sector privado, ao nível do mercado, no sentido de identificar e criar pré-acordos com futuros parceiros económicos nacionais e internacionais.
Em resumo, este projeto fundamenta-se na necessidade de criar respostas inovadoras e demonstrativas no território e na experiência e capacidade da entidade promotora em desenvolver este tipo de processos na região, sendo objetivo final não só a demonstrabilidade como também e durabilidade dos resultados obtidos no sentido de alavancamento sustentável de uma fileira de elevado potencial para a região.
Objetivo Geral:
Implementar uma estratégia ao nível de uma fileira (fibras naturais) com elevado potencial de internacionalização, capaz de demonstrar respostas inovadoras ao nível de toda a cadeia de valor, contribuindo assim para a promoção do crescimento territorial inteligente, sustentável e inclusivo.
ObjetivoS Específicos:
» Criar uma parceria dinâmica em torno de uma fileira inovadora, para a prossecução de um objetivo comum de revitalização económica da área de intervenção;
» Estimular atitudes e competências empreendedoras em torno da fileira das fibras naturais;
» Valorizar as fibras naturais já produzidas na região através do investimento na inovação tecnológica;
» Criar oportunidades para a conversão de ideias inovadoras em produtos competitivos e exportáveis;
» Promover a internacionalização da fileira das fibras naturais.
Público-Alvo:
O projeto tem como público-alvo, empresários, produtores agro-pecuários, agentes da fileira das fibras naturais, mas também a população em geral, enquanto possíveis novos empreendedores. Também constitui público-alvo deste projeto, os agentes de desenvolvimento económico do território, enquanto peças fundamentais para assegurar a durabilidade dos resultados.
Duração:
16 meses, com início a Janeiro de 2014 e término em Abril de 2015.
Mais informações:
https://www.facebook.com/fios.adpm?fref=nf

Sem comentários:

Enviar um comentário